PARA PENSAR...

Se a atualização sempre é necessária para todo profissional, é mais ainda no caso dos professores latino-americanos de hoje. (Lerner)

terça-feira, janeiro 13

Alfabetização e Letramento

Nos dias de hoje, em que as comunicações são diversas e cada um no seu estilo, saber apenas ler e escrever não basta. A sociedade está cada vez mais exigente em todos os âmbitos educacionais, profissionais e sociais. Mas enfim, o que é Alfabetização e Letramento?


Bom, qualquer pessoa que saiba ler e escrever é considarada alfabetizada, mas é preciso ir além de simplismente decodificar as palavras, é preciso interpretá-las, compreendê-las, inserir-se, avaliar e apreciar aquilo que lê, ou seja, é preciso saber fazer o uso da leitura e da escrita no cotidiano. Isso é letramento.


Apesar de ser possível uma pessoa ser letrada sem ser alfabetizada e vice-versa, as duas são indissociáveis. Todas as pessoas carregam um certo grau de letramento, por mais pequeno que seja. Quando uma criança, ao passar perto de um supermercado e reconhecer o seu nome, entrar em um e saber que tal produto é tal produto, ou contar uma história já ouvida com propriedades, mesmo sem saber ler, podemos dizer que ela é letrada.


Assim acontece com os adultos que, mesmo não sabendo ler e escrever mas conseguem interpretar uma conta de luz, fazer compras, pegar um ônibus e outras atividades, também são letradas.


É função da escola ampliar esses conhecimentos e para entrar nesse universo do letramento, Magda Soares, especialista no assunto, comenta que é necessário envolver-se nas atividades de leitura e escrita, apropriando-se do hábito de buscar um jornal para ler, uma revista, frequentar livrarias e outros. Enfim, podemos denominar o letramento como conhecimento de mundo e saber fazer uso dele nas mais diversas situações do dia a dia.


Para tanto, é indiscutível que o professor precisa garantir ao seu aluno que ele seja alfabetizado convivendo com material escrito de qualidade de maneira que, ao mesmo tempo que aprenda a ler e escrever ele também seja letrado e, uma vez que nem todas as crianças são providas de materiais que as ajudem no seu letramento, cabe à escola garantir esse acesso.




Para saber mais: SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2004
________Magda. Letramento: um tema em três gêneros, Autêntica, 2003

Um comentário:

Anônimo disse...

Nos dias de hoje o letramento ajuda muito o professor no processo de aprendizagem, só não se aproveita disso quem não quer.
Parabéns!

Pensamento Infantil - A narrativa da criança