PARA PENSAR...

Se a atualização sempre é necessária para todo profissional, é mais ainda no caso dos professores latino-americanos de hoje. (Lerner)

domingo, janeiro 11

Contribuições a prática pedagógica


Para que os alunos sejam leitores interessados e gostem de ler, é fundamental que o professor, em primeiro lugar tenha esse costume, esse prazer. Sendo assim, um primeiro e grande passo é dado.
Logo, beneficiar, subsidiar aos alunos um local favorecido com diversos gêneros textuais, fará com que o mesmo perceba a sua importância e estará, aos poucos, se familiarizando com o seu papel de leitor social.

Mostrar para os alunos a importância para o convívio em sociedade a necessidade de estar envolto à pratica de leitura é o mesmo que inseri-los nesse contexto. Para tanto, trabalhar essas práticas é em suma, um caminho que não pode ser esquecido.

O aluno tem que perceber o tempo todo o quão importante para nos situarmos frente ao mundo, é utilizarmos estratégias para situações diversas.

Indubitavelmente quando uma criança está inserida num contexto letrado e isso implica não apenas a obrigação da escola, já que nosso redor é favorecido, sua alfabetização será mais “leve”, mais prazerosa e tão logo, cedo. Esse favorecimento, além de tudo, a tornará um cidadão crítico e seletor.

Caso contrário, se o professor não estiver preparado, não der importância, ou ainda achar desnecessário tanto quanto perda de tempo trabalhar em sala de aula com as mais diversas práticas e estratégias de leitura e o aluno não tiver, em casa o apoio dos pais para que isso se faça presente, ainda veremos pessoas com dificuldades em interpretar uma situação do dia-a-dia, por falta de estímulos, por não saber recorrer a estratégias quando precisar resolver problemas, que por vezes, seria facilmente compreendido.

Fato esse seria, porquanto ainda ocorram, aulas sem conexões com o mundo, deixando alunos cada vez mais alienados e distantes de uma cidadania de diferenças.


Para saber mais: BRASIL, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). Letra e Vida. Programa de Professores Alfabetizadores. Módulos 1, 2 e 3. São Paulo, 2007



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Pensamento Infantil - A narrativa da criança