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Se a atualização sempre é necessária para todo profissional, é mais ainda no caso dos professores latino-americanos de hoje. (Lerner)

domingo, janeiro 11

Ler sem saber ler


Dependendo do que estamos lendo, nós automaticamente usamos a estratégia de leitura apropriada. Se estivermos lendo um livro, nossos olhos e nosso cérebro se comportam de forma diferente de quando estamos lendo uma lista telefônica ou uma bula de remédio.

Ler significa conhecer, interpretar, decifrar. Essa afirmação tem várias conseqüências. Em primeiro lugar, envolve a presença de um leitor ativo que processa e examina o texto. Também implica que sempre deva existir um objetivo para guiar a leitura; em outras palavras, sempre lemos para algo, para alcançar alguma finalidade.

Para aprender a ler, as crianças precisam que seja construída uma representação adequada dos fins da leitura, assim como da tarefa de ler. A criança necessita de conhecimento e reflexão sobre os processos de aquisição. Ao mesmo tempo em que ela ensaia aprender a ler, deve aprender a aprender a ler.

A leitura é um desafio que tem como objetivo o trabalho de linguagem que leve o aluno a observar, perceber, descobrir e refletir sobre o mundo e interagir com seu semelhante através do uso funcional de linguagens, conseqüentemente desenvolverá a competência do uso da linguagem, entrando para o mundo letrado.

O leque de objetivos e finalidades que faz com que o leitor se situe perante um texto é amplo e variado: preencher um momento de lazer, procurar uma informação concreta, seguir uma pauta de instruções para realizar uma determinada atividade (cozinhar, conhecer as regras de um jogo); informar-se sobre determinado fato (ler o jornal, ler um livro de consulta).

Além disso, a utilização de estratégias de leitura compreende três momentos: o antes, o durante e o após a leitura. Na pré-leitura, é feita uma análise global do texto (do título, dos tópicos e das figuras), e também o uso do conhecimento prévio. Durante a leitura é feita uma compreensão da mensagem passada pelo texto, uma seleção das informações relevantes, uma relação entre as informações apresentadas no texto e uma análise das predições feitas antes da leitura, para confirmá-las ou não. Depois da leitura é feita uma análise com o objetivo de rever e refletir sobre o conteúdo lido, ou seja, a importância da leitura, o significado da mensagem, a aplicação para solucionar problemas e a verificação de diferentes perspectivas apresentadas para o tema. Em outras palavras, o reconto.

O professor exerce um papel de grande importância ao propiciar não somente a aprendizagem em leitura, mas também ao propor modelos e procedimentos que proporcionem a compreensão em leitura.


Para saber mais: BRASIL, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). Letra e Vida. Programa de Professores Alfabetizadores. Módulos 1, 2 e 3. São Paulo, 2007

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Pensamento Infantil - A narrativa da criança