PARA PENSAR...

Se a atualização sempre é necessária para todo profissional, é mais ainda no caso dos professores latino-americanos de hoje. (Lerner)

segunda-feira, janeiro 12

A importância da leitura e o papel do professor

Quando falamos em leitura, queremos dizer conhecer, interpretar, atribuir sentidos singulares e decifrar. São aspectos que envolvem várias conseqüências, pois sempre lemos para alcançar uma finalidade, seja ela implícita ou não. É uma prática determinante na vida de um cidadão, uma vez que é um requisito substancial na formação da cidadania. Para que o aluno aprenda a ler, precisa ser construída uma representação adequada a seus fins, e isso não acontece por si só, a criança precisa de conhecimentos e reflexões sobre o processo de aquisição. Ela deve, mais do que aprender a ler, aprender a aprender.

O desafio da leitura é levar o aluno a observar, descobrir, perceber e refletir sobre aquilo que vê e naquilo que vive, conseqüentemente obterá a competência leitora e a cidadania crítica na qual tanto desejamos. Nessa caminhada, é papel insubstituível do professor, ensinar procedimentos e subsidiar os alunos, a fim de proporcionar uma prática leitora prazerosa, eficiente e proficiente.

Podemos perceber, em toda nossa volta, a importância do ato da leitura no convívio social e para o nosso bem estar. Seu exercício compreende em capacitar a formação de uma sociedade cujos cidadãos estejam cada vez mais críticos em busca de seus direitos e deveres.

No entanto, cabe ao professor ser modelo ativo dessas práticas para que seus ensinamentos e mediações sejam validados, uma vez que, apesar de um mundo letrado, muitos dos alunos só têm essa oportunidade dentro de uma escola, e o professor como único modelo.

Para saber mais: LERNER, Delia. Ler e escrever na escola O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed, 2008

Nenhum comentário:

Pensamento Infantil - A narrativa da criança