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Se a atualização sempre é necessária para todo profissional, é mais ainda no caso dos professores latino-americanos de hoje. (Lerner)

segunda-feira, janeiro 12

O que é a Prova Brasil e qual concepção de avaliação é utilizada

A escolarização das práticas de leitura e escrita apresenta problemas muito graves pelo simples fato de o trabalho que é feito sobre o tema dentro da escola não tem o mesmo propósito que fora dela.

Uma necessidade do sistema de controlar a aprendizagem por meio de conteúdos pragmáticos faz com que o considerável seja o mais acessível à questão da avaliação. Nesse contexto, é muito visto por práticas, ainda empiristas, a leitura como um fato a avaliar a compreensão ou apenas a fluência em voz alta. Todavia, esquece do necessário dentro da escola.

A Prova Brasil consiste em um exame nacional, aplicado nas escolas públicas do país. São avaliações diagnósticas, em larga escala, desenvolvidas pelo Inep/MEC que têm por objetivo avaliar a qualidade oferecida pelo sistema educacional brasileiro nas áreas de língua portuguesa e matemática das 4ª séries e 8ª séries do ensino fundamental ou ainda 5ª ano e 9º ano quando já formalizado o ensino de nove anos. Todavia, a pesquisa será baseada apenas em língua, por ser o nosso objetivo.

Criada a partir da necessidade de complementar a avaliação do Saeb (Sistema de avaliação da educação básica), oferece dados não apenas para o Brasil e unidades da Federação, mas aos municípios participantes.

A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação, podem definir ações para o aprimoramento da qualidade de suas instituições e assim, reduzir as desigualdades existentes. Os dados apresentados pela avaliação são comparáveis ao longo do tempo, acompanhando a evolução das escolas em seus desempenhos. Diferente das avaliações tradicionais dadas em sala de aula, a Prova Brasil não avalia o aluno individualmente, mas o sistema de ensino.

Segundo o INEP, os resultados são produzidos a partir da aferição dos resultados e competências propostas nos currículos para serem desenvolvidas pelos alunos em determinada etapa da educação formal. Como os currículos são muito extensos, um aluno não responde a todas as habilidades neles previstas, em uma única prova. Um conjunto de alunos responde a várias provas. Desta forma, os resultados não refletem a porcentagem de acertos de um aluno respondendo a uma prova, mas a de um conjunto de alunos, respondendo às habilidades do currículo proposto, distribuídas em várias provas diferentes. Dessa maneira, uma escola ou rede tem os resultados de acordo com a unidade e não com os alunos individualmente.

A Prova Brasil é uma avaliação elaborada a partir de Matrizes de Referência onde são descritas as competências e habilidades cognitivas a serem desenvolvidas pelo aluno. Com base na consulta aos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas propostas curriculares dos estados brasileiros, também foram consultados professores das redes municipal, estadual e privada e incorporadas a análises de professores e especialistas nas áreas do conhecimento avaliadas. Segundo o INEP, a opção teórica adotada é a que pressupõem a existência de competências cognitivas e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem.

Diferentemente das matrizes curriculares, as matrizes de referência não englobam todo o currículo escolar e não podem ser confundidas uma com a outra e muito menos com estratégias ou procedimentos de ensino.

Subdivididas em tópicos ou temas, foi feito um recorte com base no que pode ser aferido por meio dos instrumentos utilizados na Prova Brasil. Cada descritor é uma associação entre conteúdos curriculares e operacionais mentais desenvolvidas pelos alunos que traduzem certas competências e habilidades. Cada descritor dá origem a diferentes itens e, a partir das respostas dadas a eles, verifica-se quais habilidades os alunos efetivamente desenvolveram.

Os resultados da Prova Brasil são apresentados em uma escala de desempenho capaz de descrever as competências e as habilidades que os alunos são capazes de atingir em cada nível de escolarização. É distribuído em escala identificando que percentual deles apresenta desempenho insatisfatório, intermediário ou satisfatório em relação ao nível de aprendizagem esperado em cada série avaliada. Dentro de cada disciplina avaliada, a escala é única e acumulativa, portanto, quanto mais o aluno caminha ao longo da escala, mais habilidades terá acumulado.

Para saber mais: www.inep.gov.br

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